Atividades físicas em dias de frio! O que fazer?

HomeDICASAtividades físicas em dias de frio! O que fazer?
Post Image
Se as estações quentes do ano são um grande incentivador para a prática de atividades físicas, estações mais frias, principalmente o inverno, parecem distanciar as pessoas das academias, parques e outros locais de prática de exercícios.
Não tem como negar que a disposição para a prática esportiva diminui e a preguiça se intensifica nos dias frios do ano.

O que acontece com o corpo no frio

Fisiologicamente, o corpo sente mais dificuldade para despertar. Quando o corpo tem que se aquecer, a musculatura fica mais tensa, ao passo que quando recebe calor de uma fonte externa, como um cobertor, ele naturalmente fica mais relaxado. O fato de dormirmos bastante cobertos no frio, então, dificulta muito a decisão de pular das cobertas e sair para a prática de uma atividade física.

Além da dificuldade em despertar, o corpo sente bastante o contraste entre as temperaturas ambientes.

Essa sensação, que não é das mais agradáveis, se associa à preguiça, deixando o corpo ainda mais indisposto para o esporte.

O que fazer nas épocas  de frio

Para que o frio não espante as pessoas da prática de atividades físicas, é fundamental cada um entender que o corpo precisa se movimentar todo dia, independentemente da temperatura fora das cobertas.

 

Por outro lado, no calor, “o cuidado é para não permitir que a temperatura se eleve demasiadamente e ultrapasse a faixa ideal de funcionamento do corpo, pois, da mesma forma, teremos um comprometimento tanto da segurança como do rendimento”.

Hidratação no frio

Assim como no calor, no frio a hidratação também é fundamental. De acordo com o especialista, nos dias quentes ela ajuda a manter essa temperatura baixa, e nos dias mais frios auxilia a manter os processos fisiológicos funcionando bem.

Para os amantes de esportes e atividades aquáticas

Para essas, realmente, a sazonalidade é maior. Nas épocas de calor o movimento é intenso e quando o frio chega a debandada também é intensa.

O primordial é entender o benefício trazido por cada movimento executado, não só sob o aspecto estético, mas, principalmente sob o aspecto da saúde.

Deixe uma resposta