Alongamento antes da corrida

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Para correr bem e com segurança, além do tênis e das roupas confortáveis e da alimentação e hidratação adequadas, é necessário realizar os alongamentos. Eles são indispensáveis em qualquer programa de exercícios e ajudam a prevenir as terríveis lesões musculares.

Os benefícios da realização de alongamentos são muitos, como descreve o ortopedista especialista em pé e tornozelo, André Jorge: “Eles fortalecem tendões e músculos da perna, deixando-os menos vulneráveis a estiramentos e contraturas – que ocorrem quando o músculo se contrai de maneira incorreta – ou até mesmo rupturas”.

Alongar também preserva a flexibilidade da panturrilha e dos tendões de Aquiles, da parte anterior da perna e pé, tibial anterior e extensores. “O alongamento de quem pratica corrida na esteira ou ao ar livre são feitos da mesma maneira”, informa Jorge.

O ortopedista também explica que é fundamental fazer as séries antes das corridas, porque estamos com os tendões e músculos encurtados e “frios”. “Assim, ele é necessário para aquecimento prévio e para gerar elasticidade das estruturas.”

Ao término, alongue-se novamente. A prática é essencial, porque os músculos e tendões hipertrofiam. “Ou seja, aumentam de tamanho pelo fortalecimento gerado e com isso, encurtam novamente de tamanho. O alongamento pós-atividade física serve para evitar dores musculares e tendinosas”

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